A Indústria 4.0 e a Revolução Digital

Nós já estamos bem acostumados com a ideia de que a tecnologia mudará drasticamente nossas vidas. Muitas já coisas mudaram, inclusive. Talvez não tenhamos a dimensão exata do que está por vir e, por consequência, do impacto que essa transformação causará. É provável que um grande número de pessoas não saiba ao certo o que é internet das coisas e como ela funcionará.

Neste contexto, a forma como serão fabricados os produtos que consumimos também está passando por uma radical transformação. E é aí que entra o conceito de indústria 4.0, que está levando a internet das coisas para as empresas. Aquilo que parecia apenas futurístico está acontecendo, com máquinas conversando entre si e com os seres humanos, tomando decisões e coletando uma infinidade de dados.

Como isso tudo ocorrerá e o impacto dessas novas tecnologias. Na apresentação, abordamos o aspecto da manufatura, da cadeia de valor e dos profissionais que tocarão esse processo. Nosso objetivo é oferecer um guia que ajudará você a entender o que é a indústria 4.0.

A Quarta Revolução Industrial 

Alimentadas pelo cinema e pelos livros de ficção científica, as pessoas sempre mantiveram um imaginário futurista com carros que voam, robôs que possuem um comportamento muito próximo do humano e outros produtos da criatividade. No entanto, apesar de tudo isso fazer parte de uma fantasia coletiva, é uma realidade da qual não estamos tão distantes. Se no nosso dia a dia a internet das coisas está prestes a nos deixar ainda mais conectados, no mundo empresarial a indústria 4.0 vem promovendo uma verdadeira revolução nos processos, nas relações e nos hábitos de consumo.

O impacto é forte a ponto de esse movimento ter recebido o nome de Quarta Revolução Industrial. Na primeira, tivemos o advento das máquinas a vapor e do uso do carvão como combustível. Na segunda, a eletricidade foi a grande invenção, também causando uma grande transformação nos modos de produção.

Na sequência, a terceira trouxe a automação das máquinas, o uso dos computadores, a internet e um prenúncio do que estava por vir: a digitalização e o mundo virtual, que estão colocando a humanidade em outro patamar de interação e desenvolvimento. Aquelas previsões futurísticas começam, em certa medida, a fazer um pouco de sentido diante das possibilidades que dispomos.

Pode verificar toda a apresentação no seguinte link: Apresentação Industria 4.0 e Transformação Digital VF

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *